quarta-feira, 15 de novembro de 2017

e tudo começou

"Gn 1.4 E viu Deus que era boa a luz;
e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
Gn 1.5 E Deus chamou à luz Dia;
e às trevas chamou Noite.
E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.”
"Bíblia Sagrada"

Tudo tem um princípio, um meio e um fim. Tudo começa, se desenvolve e tudo termina. Se há coisas nesta nossa vida que não comportam excepções, este princípio é uma delas.

Começamos logo à nascença, com o primeiro respirar profundo. O primeiro ar que nos entra nos pulmões tem um efeito decisivo na nossa vida, que começa. Nascemos no nosso início e nele nos identificamos como seres humanos. Desenvolvemo-nos no decurso da vida, da nossa vida e nela, aprendemos, rimos, choramos, crescemos e minguamos. Envelhecemos, ferimo-nos e cicatrizamos essas feridas. Por fim, morremos.

Tudo tem a sua génese e o seu epílogo. Tal como esta minha história de vida. Começou no seu início, quando nasci, desenvolveu-se com o meu crescimento, onde fui abrindo os olhos, dia após dia. Recheando a minha vida com momentos e ao sabor destes. Todos os que conheci, principalmente aqueles que conheci mesmo antes de nascer. Os que foram passando pela minha vida e lá não permaneceram. Os que permaneceram. Eu e os eus de mim, todos eles. Todos os que me pertencem, os que não e os que nunca me pertenceram, pois não tinham de pertencer. Não se trata de posse, tal não existe no que toca a pessoas.

Somos de nós e a nós pertencemos.

Tudo o que aprendi, por tudo o que passei. Tudo o que (não) aprendi, pois voltei a cometer erros sobre erros, sobre erros. Tudo o que assaquei de tudo o que aprendi. Cresci sobre o que me ensinaram e sobre o que, a expensas próprias, fui aprendendo. Desenvolvi-me crescendo em aprendizagem, amor e dor. Por tudo e todos o que amei, e amo. Todas as cicatrizes que me infligi e que me foram infligidas. Umas desapareceram, outras permanecerão comigo até ao fim. Ou até ao fim do fim.

"Para Todo o Sempre"
Cláudio Barradas e Chiado Editora

Sem comentários:

Enviar um comentário